Se você comprou um computador com processador Intel nos últimos dois anos, ele pode estar em risco.
Na segunda-feira, 22 de julho, a Intel anunciou que alguns de seus processadores estão apresentando problemas devido a voltagens elevadas, o que pode levar a danos irreversíveis no componente e falha total do sistema.
Na sexta-feira, 26 de julho, a Intel informou ter identificado a causa do problema, que gerou diversas reclamações de usuários. A falha afeta processadores das 13ª e 14ª gerações, lançados em 2022 e 2023.
Todos os modelos dessas gerações que consomem 65 Watts ou mais estão em risco.
A empresa explicou que a alta voltagem é causada por um algoritmo de microcódigo que faz solicitações incorretas de voltagem para o processador. O site Tom’s Hardware mencionou que a oxidação dos componentes também pode ser um fator adicional.
A Intel já lançou uma atualização para corrigir o algoritmo, mas os usuários podem precisar atualizar a BIOS da placa-mãe.
Segundo o Tom’s Hardware, se o seu computador foi afetado, o problema é irreversível e não há solução.
Um porta-voz da Intel não negou essa informação, enquanto Thomas Hannaford, representante da empresa, disse ao site The Verge que a alta voltagem é a principal causa, mas a investigação ainda está em curso para identificar se há outras causas envolvidas.
Para garantir a segurança e o bom funcionamento do seu computador, traga sua máquina na DonaTec Informática. Nossa equipe especializada está pronta para atualizar a BIOS e proteger seu sistema contra essa falha.
Dê uma passadinha na Av. C-4, 931 – Sala 203B – Edifício Terra Office – Jd. América – Goiânia – GO. Não deixe seu PC em risco, confie na nossa expertise!